|
Veneráveis (na ordem cronológica em que foram declarados veneráveis)
![]() (18/02/1989)
(13/06/1992)
![]()
Venerável Pe. José Marchetti (8/7/2016)
Venerável Pe. Donizetti Tavares de Lima (9/10/2017) *** Sobre os Beatos e Santos elencados mais acima: esses são os 84 Servos de Deus elevados à honra dos altares no Brasil! Deus seja glorificado nos seus santos! Para entender melhor esse elenco: Motivação e razão Um detalhe prático: Convém lembrarmos que cada um dos beatos e santos acima tem igual valor diante de Deus como pessoa. Cada um deles deve ser considerado quando nos referimos ao número de santos do Brasil. Primeiramente, não devemos confundir o número das causas de canonização com o número de pessoas individualmente falando. Assim, considerando o gráfico acima, estaríamos confundindo número de causas e número de pessoas se disséssemos, por exemplo, que Pe. Eustáquio é o sétimo beato do Brasil. Na verdade, ele é a sétima causa de canonização do Brasil a chegar à beatificação (7). Outro detalhe e exemplo: ao contabilizarmos as causas anteriores a Pe. Eustáquio, devemos incluir na conta também as 5 causas de canonizados (de 2 a 6), pois suas causas já passaram evidentemente pela beatificação. A causa de Santa Paulina, por exemplo, foi a 4a. causa do Brasil a chegar à beatificação, e podemos continuar afirmando isso mesmo após a sua canonização. Da mesma forma, ao nos referirmos ao número de beatos individualmente, também devemos fazer o mesmo tipo de conta, pois os nossos 36 santos já foram beatos. Dessa forma, podemos dizer que Pe. Eustáquio é o nosso 77o. beato, Pe. Mariano o 78o.
Se formos nos referir ao número atual de santos e beatos a forma de falar muda, obviamente: temos 36 santos (canonizados) e 52 beatos (incluído o Beato João Schiavo e os Santos Mártires do RN; atualizado em 22.1.2018).
Ao nos referirmos ao número de santos canonizados, é óbvio que devemos usar outro procedimento, pois este gráfico é elaborado em base à ordem cronológica da beatificação. Deveríamos criar um outro gráfico e ordena-lo segundo as datas de canonização, e daí sim fazer as contas: São Roque, Santo Afonso e São João foram a 1a. causa a chegar à canonização, e são (juntos) os primeiros 3 santos do Brasil; Santa Paulina é a 2a. causa do Brasil a chegar à canonização, e a 4a. pessoa do Brasil a ser canonizada. Santo Antônio Galvão é a 3a. causa a chagar à canonização, o 5o. canonizado. Ele é também o primeiro brasileiro entre os canonizados (primeiro nascido no Brasil)
![]() |
![]() ![]() ![]() |
|