Beato José de Anchieta

Veio ao Brasil em 1553, enfrentando as dificuldades do início da colonização junto com seus companheiros jesuítas. Na sua morte foi aclamado como o Taumaturgo e Apóstolo do Brasil!...


Cadastre-se e receba nosso informativo:
E-mail: Cadastrar | Remover
Canais
Principal
COMECE AQUI !
Patrocinadores
Santos
ELENCO GERAL
Beato Inácio e Com.
São Roque e Com.
São José de Anchieta
Santa Paulina
Santo Antõnio Galvão
Santos Mártires RN
Beato Eustáquio
Beato Mariano
Beata Albertina
Beatos Manuel e Adílio
Beata Lindalva
Beata Bárbara Maix
Santa Dulce dos Pobres
Beata Nhá Chica
Beata Assunta Marchetti
Beato Pe. Victor
Beato João Schiavo
Beato Donizetti
Beata Benigna Cardoso da Silva
Beata Isabel Cristina
Ven. Teodora Voiron
Ven. Antonieta Farani
Ven. Rodolfo Komorek
Ven. Attilio Giordani
Ven. Ir. Serafina
Ven. Me. Ma. Teresa
Ven. Dom Viçoso
Ven. Marcello Candia
Ven. Pelágio Sauter
Ven. José Marchetti
Ven. Daniel de Samarate
Ven. Frei Damião
Ven. Nelsinho Santana
Ven. Frei Salvador Pinzetta
Ven. Maria dos Anjos
Ven. Maria do Carmo SS.Trind.
Ven. Roberto Giovanni
Ven. Albino Cunha e Silva
Ven. Odete Vidal Cardoso
Ven. Irmã Benigna
Ven. Frei João Pedro de Sexto
Ven. Vítor Coelho
Ven. Frans de Castro
Ven. Aloísio Boing
Ven. Me. Teresa Margarida
Ven. Guido Schäffer
Ven. Antõnio Lustosa
Ven. Frei Alberto Beretta
Ven. Pe. Libério
Outras Biografias
Temas
Papa Bento XVI
Santos do Brasil
Processos de Canonização
Beatificação e Canonização
Comunhão dos Santos
 
E-mail:
Senha:
 
» Santos do Brasil » Libério
 

- Ven. Padre Libério

Venerável Pe. Libério Rodrigues Moreira

Sacerdote Diocesano

Nascido em 30.06.1884

Falecido em 21.12.1980

 

Biografia extraída do site Canção Nova:

https://noticias.cancaonova.com/igreja/padre-brasileiro-tem-virtudes-heroicas-reconhecidas-pelo-vaticano/

Sobre o padre Libério Rodrigues Moreira

Libério Rodrigues Moreira nasceu no dia 30 de junho de 1884, em Lagoa Santa (MG), filho de Joaquim Rodrigues de Castro e Francisca Moreira da Costa. Foi batizado na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa (então pertencente à Arquidiocese de Mariana), no dia 17 de julho de 1884, pelo padre Odorico Antônio Dolabella.

Passou sua infância em Lagoa Santa, onde frequentou a Escola do Mestre Raimundo Nonato Corrêa. O biógrafo Márcio Mendonça Meireles atesta que a família de Libério era muito pobre e humilde, e residia numa casa de chão batido, na antiga Rua do Rosário, em um dos bairros da periferia da cidade de Lagoa Santa.

Por volta dos 7 anos de idade, ficou órfão de pai. A infância de Libério foi triste e cheia de dificuldades. Ainda jovem, exerceu o ofício de carreiro em diversas fazendas nos arredores de Lagoa Santa. Terminado o curso escolar, passou a exercer toda espécie de ofício. Qualquer um lhe servia, desde que lhe rendesse certa quantia para ajudar na manutenção da casa.

Chamado ao sacerdócio

Em 1902, aos 18 anos de idade, Libério mudou-se então para Mateus Leme, onde trabalhou como servente de pedreiro e depois como pedreiro meia-colher. Nas horas disponíveis, Libério servia seu primo, padre Joaquim Paulo Vieira, como sacristão. Foi então nesta época que sentiu um forte chamado ao sacerdócio, pressentindo que sua vocação era a mesma do primo, e manifestou o desejo de ir para o seminário. Contudo, não dispunha de recursos financeiros para custear seus estudos.

O padre Joaquim Paulo se dispôs a pagar os estudos, e, além do mais, ganhou uma bolsa de estudos da Arquidiocese de Mariana (MG) no início de 1906. Aos 22 anos de idade, Libério seguiu para a cidade de Mariana, onde ingressou no seminário para cursar os estudos necessários para a ordenação. Em sua turma, era o mais velho e também o mais pobre e humilde, mas logo conquistou a simpatia dos colegas, que lhe emprestavam os livros para que estudasse.

Após 10 anos cursando humanidades e as matérias do curso eclesiástico, isto é, filosofia e teologia, Libério recebeu a tonsura no dia 7 de março de 1913; as ordens menores no dia 28 de março de 1914; o subdiaconato em 20 de março de 1915; e o diaconato no dia 6 de abril de 1915. Por fim, aos 32 anos de idade, no dia 25 de abril de 1916, na Capela do Seminário em Mariana, recebeu a ordem presbiteral pela imposição das mãos de Dom Silvério Gomes Pimenta.

Trajetória como pároco

Em 1923, padre Libério foi transferido para a cidade de Pequi (MG), onde foi nomeado pároco pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Antônio dos Santos Cabral. Em 1932, foi enviado para a cidade de São José da Varginha (MG), e, em 1939, para Nova Serrana (MG), então Cercado de Pitangui, onde permaneceu até 1945.

Mais uma vez transferido, padre Libério foi nomeado pároco da Paróquia São Sebastião, de Leandro Ferreira (MG), onde ficou até 1965. Neste período, construiu a nova e suntuosa matriz da localidade, onde fez notar mais ainda sua atuação pastoral.

Em 1965, com 81 anos, por iniciativa de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, bispo de Divinópolis (MG), padre Libério foi transferido para a cidade de Pará de Minas (MG), onde passou 15 anos sem encargo paroquial, pois suas condições de saúde não mais lhe permitiam estar à frente de uma paróquia. Em 1966, celebrou o Jubileu de Ouro de sua ordenação sacerdotal. Nesta ocasião, recebeu o título de cidadão honorário de Pará de Minas.

Últimos dias de vida

No dia 17 de julho de 1980, com 96 anos, padre Libério mudou-se para a cidade de Divinópolis (MG), onde passou os últimos dias de sua vida residindo com os pobres na Vila Vicentina. Faleceu no Hospital São João de Deus, no dia 21 de dezembro de 1980. Seu corpo foi velado em Divinópolis, trasladado para a Catedral, onde foi celebrada a Santa Missa de corpo presente, presidida por Dom José Costa Campos, ladeado por diversos sacerdotes. Logo depois, seu corpo foi levado para Leandro Ferreira.

 ------------


Comentário do site da Diocese de Divinópolis, com tradução do italiano do site da Congregação das Causas dos Santos:

https://diocesedivinopolis.org.br/padre-liberio-rodrigues-moreira-e-declarado-veneravel-pela-igreja/

https://www.causesanti.va/it/venerabili/liberio-rodrigues-moreira.html

 

O Venerável Servo de Deus foi um sacerdote simples, humilde, pobre e viveu a sua vida dedicando-se unicamente ao Senhor e aos outros, dedicando-se de modo particular aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente. As comunidades cristãs que o tinham como pároco consideravam-no um autêntico homem de Deus e os Superiores, conscientes da sua excelente capacidade pastoral, atribuíam-lhe o cuidado de várias comunidades paroquiais ao mesmo tempo. Ele sempre foi obediente aos seus bispos e estava disposto a ir aonde fosse convidado. Dotado de uma espiritualidade profunda, soube transmitir a fé com simplicidade ao povo.

Os traços característicos do seu apostolado são marcados por uma intensa vida de oração, um estilo de simplicidade, pobreza, mansidão e uma grande aptidão para aconselhar e orientar espiritualmente as pessoas. Seu testemunho do Evangelho era tal que as pessoas o procuravam continuamente para confissão, conselhos e bênçãos espirituais. O drama da morte do seu irmão e a consequente depressão da sua mãe foram vividos com um profundo espírito cristão. A sua forma de viver o ministério sacerdotal edificou as pessoas que dele se aproximavam, aproximando-as do Senhor. Particularmente devoto da Eucaristia, exortava os seus fiéis com solicitude paterna a frequentarem os sacramentos, praticando sobretudo a confissão e a Sagrada Comunhão. Apesar das inúmeras dificuldades, nunca desanimou, demonstrando extraordinária confiança na Divina Providência. A fama de santidade desfrutada durante a sua vida continuou após a sua morte e continua até hoje combinada com uma certa fama signorum.

Causa de Canonização:

A investigação diocesana foi iniciada na Diocese de Divinópolis em 30 de julho de 2012 e concluída em 13 de novembro de 2016.

Validade jurídica da investigação diocesana : 16 de fevereiro de 2018

Congresso Peculiar de Consultores Teológicos (27 de setembro de 2022) resultado afirmativo.

Sessão Ordinária de Cardeais e Bispos: (5 de março de 2024), resultado afirmativo.

Com informações da Congregação para a Causa dos Santos.

 

Veja fotos do Pe. Libério:

https://www.postulazionecausesanti.it/pb/liberio-rodrigues-moreira-2/

Inserida por: Administrador fonte:  administrador


 
 
 
Elaboramos esse site
com o objetivo de divulgar nossos santos.
 
 

Hospedagem e
Desenvolvimento