Beato José de Anchieta

Veio ao Brasil em 1553, enfrentando as dificuldades do início da colonização junto com seus companheiros jesuítas. Na sua morte foi aclamado como o Taumaturgo e Apóstolo do Brasil!...


Cadastre-se e receba nosso informativo:
E-mail: Cadastrar | Remover
Canais
Principal
COMECE AQUI !
Patrocinadores
Santos
ELENCO GERAL
Beato Inácio e Com.
São Roque e Com.
São José de Anchieta
Santa Paulina
Santo Antõnio Galvão
Santos Mártires RN
Beato Eustáquio
Beato Mariano
Beata Albertina
Beatos Manuel e Adílio
Beata Lindalva
Beata Bárbara Maix
Santa Dulce dos Pobres
Beata Nhá Chica
Beata Assunta Marchetti
Beato Pe. Victor
Beato João Schiavo
Beato Donizetti
Beata Benigna Cardoso da Silva
Beata Isabel Cristina
Ven. Teodora Voiron
Ven. Antonieta Farani
Ven. Rodolfo Komorek
Ven. Attilio Giordani
Ven. Ir. Serafina
Ven. Me. Ma. Teresa
Ven. Dom Viçoso
Ven. Marcello Candia
Ven. Pelágio Sauter
Ven. José Marchetti
Ven. Daniel de Samarate
Ven. Frei Damião
Ven. Nelsinho Santana
Ven. Frei Salvador Pinzetta
Ven. Maria dos Anjos
Ven. Maria do Carmo SS.Trind.
Ven. Roberto Giovanni
Ven. Albino Cunha e Silva
Ven. Odete Vidal Cardoso
Ven. Irmã Benigna
Ven. Frei João Pedro de Sexto
Ven. Vítor Coelho
Ven. Frans de Castro
Ven. Aloísio Boing
Ven. Me. Teresa Margarida
Ven. Guido Schäffer
Ven. Antõnio Lustosa
Ven. Frei Alberto Beretta
Ven. Pe. Libério
Outras Biografias
Temas
Papa Bento XVI
Santos do Brasil
Processos de Canonização
Beatificação e Canonização
Comunhão dos Santos
 
E-mail:
Senha:
 
» Santos do Brasil » Carminha
 

- Ven. Maria do Carmo da Santíssima Trindade

Venerável Me. Maria do Carmo da Santíssima Trindade

 (25/nov/1898 - 13/jul/1966)

 

 

Carmen Catarina Bueno nasceu em Itu, a 25 de novembro de 1898. Era a primogênita dos 6 filhos do casal Teotônio Bueno e Maria do Carmo Bauer Bueno. Sua mãe tinha apenas 15 anos ao dar a luz, e estando com a saúde abalada, sua avó paterna, conhecida por ‘Nhá Cota’, pediu e obteve a graça de cuidar, em Campinas, do bebê recém-nascido, como já fizera com seu filho adotivo, Teotônio.

De seu pai Teotônio herdou a alma de artista e da mãe Maria do Carmo o caráter decidido, temperamento ardoroso. Carminha era muito amada por seus pais adotivos, e sempre em contato com seus pais e irmãos.

Aos 3 anos desaparece a menina e a encontram de joelhos no altar do Sagrado Coração de Jesus: “Estou na mixa do Colação de Jesus”! Fato que se repetiria várias outras vezes. Meses após a morte do pai Teotônio, faz a sua primeira comunhão, em 21 de junho de 1910, “que em céu a transformou”. Teve um intenso desejo de ir para o céu, e nunca mais se separou de seu Deus. Sua mãe contraiu segundas núpcias com um conceituado industrial do Rio de Janeiro. Carminha sai do colégio e vai morar com a avó na fazenda, mas mesmo assim desenvolve-se moral e intelectualmente, estudando com afinco. Tocava piano maravilhosamente. Piedosa, modesta, contudo impressiona, aliando à elegância um recato todo particular.

Aos 15 anos vai visitar a mãe no Rio de Janeiro, que dias depois falece, em conseqüência do parto de um irmãozinho natimorto. O padrasto se vê só e com 6 enteados. Solicita a presença da avó, Nhá Cota, que então já era viúva, e passa a governar a casa. Carminha começa, assim, a residir no Rio, e a fazer às vezes de mãe de seus irmãos. Conhece um estudante de engenharia e aspiram juntos ao matrimônio, traçam planos. De família abastada, ele lhe pede que ela vá estudar no Colégio Sion, onde estudaram suas irmãs. Por causa de desentendimentos com o padrasto, Nhá Cota e Carminha voltam para Campinas, e nessa oportunidade ela vai para o Sion.

É feliz a sua estadia junto às boas mestras e grande os seus progressos na piedade. Sente o chamado à vida religiosa e diz sim. Rompe então o noivado, mas continuará a rezar pelo moço até o fim da vida. Sua vida espiritual se torna cada vez mais profunda. Lê a “História de uma alma”, autobiografia da futura Santa Teresinha, e decide tornar-se carmelita.

Ingressa no Carmelo São José do Rio de Janeiro[1] a 21 de abril de 1925, e recebe o nome de sua mãe, Ir. Maria do Carmo da Santíssima Trindade. Sua felicidade a faz domar seu temperamento ardoroso. Um de seus diretores espirituais a chamava de “vulcão incendiário”, por seu temperamento forte desde a infância. O dia-a-dia do mosteiro serve para Carminha colocar os alicerces de sua santificação na humildade, mas desejando “ser perfeita como o Pai do céu”. Para chegar a atingir sua meta, faz o voto de mansidão, a conselho de Dom Francisco de Campos Barreto, um de seus diretores espirituais. Maria é a estrela que guia seus passos, a Ela entrega a direção dos seus atos. Exerceu o ofício de Mestra de noviças, Sub-priora e finalmente Priora. Foi a primeira a suceder a Fundadora deste mosteiro, Me. Benedita, nessa função de grande responsabilidade.

Em 1949 voltou a ser Mestra de noviças. Sempre fora doente e cardíaca. Seu coração cresce muito, e o reumatismo a deixa entrevada. Ela  reagia e melhorava, mas o coração aumentava. Em 1952 volta a ser Priora, e celebrando a missa de suas bodas de prata de profissão religiosa estava o amigo de infância em Campinas, Dom Francisco Borja do Amaral, agora bispo de Taubaté. Concretiza-se um sonho: a fundação do Carmelo da Sagrada Face e Pio XII.

Em setembro de 1955 partem as 6 irmãs destinadas à nova fundação, apoiada sobretudo em Me. Maria do Carmo e Ir. Antonieta Maria do Espírito Santo. A fundação deveria ser em Taubaté, mas as irmãs foram para uma residência provisória em Tremembé, cidade que as acolhe com alegria e generosidade, providenciando a construção do Carmelo. Em 1957 as irmãs se transladam para o convento definitivo. Me. Carminha trabalhava, sofria, rezava. Não lhe foram poupadas provações, mas a tudo suportava. Ela alarga seu coração de mãe por toda a cidade adotiva, e sobretudo pela diocese de Taubaté, por quem rezam de forma especial. A capela foi inaugurada a 2 de julho de 1960, e em setembro de 1961 o governo da casa passa a Me. Antonieta, enquanto Carminha dedica-se ao noviciado e a dirigir a construção em curso. A saúde continua débil. Chegou a extrair a vesícula, pairando entre a vida e a morte. Um dia uma grande emoção: apresenta-se para entrar no mosteiro sua mana Ester, que enviuvara, e por cuja vocação Carminha rezava. Ela e o finado marido sempre foram benfeitores do Carmelo.

Em julho de 1965 Carminha ouve o primeiro chamado de Deus numa crise de angina pectoris. No dia 7 de julho de 1966 sente-se mal, acodem o médico e o capelão[2]. Após receber os sacramentos lhe sobrevem um derrame cerebral que a deixa em coma profundo, falecendo no dia 13 seguinte.

Anos depois, o Carmelo entra em grandes dificuldades de manutenção, e decide-se pela sua transferência de Tremembé para Mainrique. É feita a exumação de Carminha, e seu corpo foi encontrado incorrupto[3]. A notícia se espalha, e a cidade acorda: não permitem que o Carmelo se vá da cidade, e apenas metade da comunidade parte para a nova fundação. A poetiza de Deus Carminha continua em Tremembé.

Dies natalis: 13 de julho

Restos mortais: no Carmelo de Tremembé

Causa de canonização: Decreto da Virtudes Heróicas em 23.1.2020.

Bibliografia sobre Me. Carminha:

Afonso de SANTA CRUZ. A Carminha de Tremembé. Curitiba: Ed. Rosário, 3a. ed., 1996, 100 p.

Irmãs Carmelitas de Tremembé. Carminha de Tremembé – em fotos e poesias. Tremembé: Carmelo da Santa Face e Pio XII,  95 p.

Ir. Thereza Maria de São João da Cruz, ocd. O Carmelo canta – Jubileu áureo de Vocação religiosa da Fundadora do Carmelo da santa face e Pio XII. Tremembé: 1967, 111 p. (biografia de Me. Carminha)

Ir. Maria Teresa de Nossa Senhora Aparecida, ocd. O Carmelo canta – Jubileu áureo de Fundação – Vol. 2. Tremembé: 2005, 103 p.

Para comunicar graças alcançadas por Me. Carminha e maiores informações:

Carmelo da Santa Face e Pio XII

Rua Pio XII, 48  -  Centro

Cx Postal 03

12120-000  Tremembé  SP

Tel.: (12) 3672-4180

site: http://www.carmelosantaface.com.br/



[1] O primeiro Carmelo da cidade do Rio de Janeiro é o Convento de Santa Teresa, fundado por Me. Jacinta de São José, em 1750, e onde viveu a SD. Me. Maria José de Jesus . Deste Carmelo saiu a fundação para o Carmelo de São José, no bairro de Jacarepaguá.

[2] O capelão Cônego Eurico Galicho foi coadjuvado pelo então Padre Benedito Beni dos Santos, que o sucedeu, tornando-se capelão por mais de 30 anos. Foi depois nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e atualmente Dom Beni é bispo de Lorena, diocese do Vale do Paraíba assim como Taubaté.

[3] “Dia 13 de julho de 1972 foi o sexto aniversário de morte da Fundadora Madre Maria do Carmo e, no dia seguinte, tudo estava preparado para a exumação (...). Todos os presentes estavam emocionados, mas a emoção aumentou quando se notou o caixão intacto e nenhum mau odor nem umidade alguma. (...). Cena comovente, inesquecível...o corpo de Madre Maria do Carmo estava intacto, o santo hábito perfeito e resistente...Algumas irmãs tocaram o cadáver...Madre Antonieta ficou profundamente abalada com o ocorrido. (...) O caixão foi reposto no orifício, deixando apenas uma abertura vedada com tela para ver se com o ambiente mais ventilado o corpo se desfazia. Porém, isto não aconteceu. Talvez seja vontade do Bom Deus glorificar Sua serva tão humilde e tão humilhada nesta terra. (...) Em 01 de outubro – três meses após a primeira exumação, o corpo de Me. Maria do Carmo foi novamente retirado do túmulo para exames científicos. Frei Ludovico desejou que os médicos fossem ateus para que a verdade da ciência fosse sem mescla de sentimentalismo e que a vontade de Deus fosse mais claramente manifesta. Após os exames, as opiniões dos médicos foram concordes: mumificação – fenômeno raro mas explicável pela ciência. Porém, uma coisa lhes causou admiração: a firmeza com que os cabelos continuavam presos à pele, ao passo que nas múmias se soltam por completo, o mesmo aconteceu com as unhas. Frei Ludovico, querendo ressaltar a mão de Deus no caso, comentou só para as irmãs: “Põe outra que morra, no mesmo lugar, e vejamos se também se mumifica”. O corpo recebeu duas incisões para verificação: constatou-se que as vísceras estavam ressequidas e quase irreconhecíveis, mas sem a presença de vermes, o que seria normal. A pele estava firme, os membros superiores e os pés podiam ser movimentados. Terminados os exames, deram-lhe um banho de formol, o que causou o escurecimento e maior ressecamento da pele (curioso é que em vida, era chamada pela comunidade de “Aparecidinha” devido sua cor amorenada. Agora, sua cor está tal qual de Nossa Senhora Aparecida).” Carmelo da Santa Face e Pio XII. O Carmelo Canta – Vol.2. p. 24-26. O corpo foi examinado por uma equipe de médicos da Universidade de São Paulo (USP), chefiados pelo Dr. Mário Degne, cujo laudo médico encontra-se no arquivo do mosteiro .

Inserida por: Administrador fonte:  administrador


 
 
 
Elaboramos esse site
com o objetivo de divulgar nossos santos.
 
 

Hospedagem e
Desenvolvimento